terça-feira, 14 de junho de 2011

Propriedades periódicas


Na tabela periódica os elementos se organizam de acordo com as suas propriedades periódicas. As propriedades periódicas dos elementos químicos variam conforme o número atômico. Existe uma infinidade de propriedades periódicas, que são: eletronegatividade, eletropositividade, raio atômico, afinidade eletrônica, potencial de ionização, densidade atômica, volume atômico, temperatura de fusão e temperatura de ebulição.  No entanto, os vestibulares e o Enem pedem com mais freqüência quatros propriedades.




Raio atômico

É à distância do núcleo de um átomo até a sua eletrosfera na camada mais externa. Calcula-se o raio atômico médio definido pela metade da distância entre os centros dos núcleos de dois átomos de mesmo elemento.
O raio cresce na família de cima para baixo e nos períodos, da direita para a esquerda. Quanto maior o número atômico de um elemento no período, maiores são as forças exercidas entre o núcleo e a eletrosfera, o que resulta num menor raio atômico.











Eletronegatividade



É a tendência de um átomo em receber elétrons em uma ligação. Para isso o químico Lins Pauling, criou a escala de Pauling, que tem a função de determinar a eletronegatividade dos elementos químicos.
A escala leva em consideração a diminuição do raio atômico e a família, crescendo de baixo para cima, e pelo período da esquerda pela direita, acompanhando o aumento do número atômico. Na escala o Flúor é o mais eletronegativo. 











Eletropositividade

Eletropositividade é o contrário da eletronegatividade, que tem a tendência de perder elétrons. Os elementos metálicos, aqueles com valência menor de quatro, são os mais eletropositivos. A energia cresce nos períodos da direita para a esquerda e nas famílias de cima para baixo.









Potencial de ionização 

 É a energia necessária para remover um elétron de um átomo isolado no estado gasoso. Aumenta conforme o tamanho do átomo, facilidade para a remoção de um elétron de valência. Ou seja, quanto maior o tamanho do átomo, menor o potencial de
ionização.







Fontes: 









Exercícios



01. (U.F. VIÇOSA) A afirmativa falsa, referente à eletronegatividade, é:
 
a) A diferença entre as eletronegatividades de dois elementos determina a predominância do caráter iônico ou de covalência das ligações entre seus átomos.

b) A eletronegatividade dos elementos de um mesmo grupo de classificação periódica varia diretamente em seus raios atômicos.

c) A eletronegatividade dos elementos de um mesmo período da classificação periódica varia diretamente com carga nuclear.

d) O flúor é o elemento mais eletronegativo dos halogênios.

e) Os elementos de menor eletronegatividade são os metais alcalinos.

Resolução: B
 
  
 
02. (FUVEST) Na tabela periódica, os elementos químicos estão ordenados:
 
a) Segundo seus volumes atômicos crescentes e pontos de fusão decrescentes;

b) Rigorosamente segundo suas massas atômicas crescentes e, salvo algumas exceções, também segundo seus raios atômicos crescentes;

c) De maneira tal que os ocupantes de uma mesma família têm o mesmo número de níveis de energia;

d) De tal modo que todos os elementos de transição se localizam no mesmo período;

e) De maneira tal que o volume atômico, ponto de fusão e energia de ionização variam periodicamente.

Resolução: E


03. (ABC) Pertencem à família dos calcogênios:
 
a) O cloro e o bromo.                            
b) O oxigênio e o nitrogênio.                   
c) O selênio e o telúrio.
d) O sódio e o potássio.
e) O cálcio e o bário.

Resolução: C
 
         
 
04. (CATANDUVA) Qual das partículas abaixo possui maior raio?

Números atômicos: Cl (17); K (19); Ca (20); S (16), Ar (18)
 
a) Cl-
b) K+
c) Ca2+
d) S2-
e) Ar

Resolução:  D




Nenhum comentário:

Postar um comentário