segunda-feira, 27 de junho de 2011

Reações Químicas

       

        No nosso cotidiano presenciamos diversas reações químicas, como a formação de ferrugem em um pedaço de palha de aço ou o apodrecimento de alimentos, por exemplo. As reações químicas são fenômenos em que ocorre a transformação de uma ou mais substâncias, em relação ao seu estado inicial. As substâncias que participam desta reação, ou seja, as que vão interagir e sofrer transformação, são denominadas reagentes.  As que resultam da reação química são chamadas de produto

Durante a reação química ocorre uma reorganização entre os átomos das moléculas dos reagentes. Essa reorganização gera novos produtos com configuração molecular diferente. Vejamos, a água pode ser decomposta formando gás oxigênio e gás hidrogênio, por exemplo. Podemos, ainda, perceber algumas evidências de uma reação química como a liberação de calor, mudança de cor ou odor e liberação de gás.  

        
         Segundo Antoine Laurent Lavoisier, durante o processo de uma reação química existe somente a transformação dos reagentes em outras substâncias, sem que haja o aumento ou perda de massa.  Portanto, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas do produto formado. O princípio ficou conhecido como a lei da conservação de massa, que pode ser exemplificado pela frase “Na natureza nada se cria, nada se perde: tudo se transforma”. Para realizar um experimento que comprove essa lei, é necessário, entretanto, que ele seja realizado em um sistema fechado, pois caso contrário haverá contato com o ar, podendo haver alterações nos valores das massas.  

 
 Vídeo produzido por alunas do Ensino Médio Pueri Domus - Crescer Sempre


         O químico francês Proust verificou que, numa mesma reação química, a composição química das substâncias compostas é sempre constante, não importando qual a sua origem. Essa generalização ficou conhecida como Lei das Proporções Constantes ou Lei de Proust. Por exemplo, experimentalmente se verificou que sempre são necessários 16g de gás oxigênio e 2g para formar 18g de água. Qual a massa de água que será produzida por 80g de gás oxigênio?



             Repare que há uma proporção entre todas as substâncias envolvidas. A massa de oxigênio é oito vezes maior que a massa de hidrogênio. Seguindo esse raciocínio, se tivermos 80g de oxigênio, tal massa será oito vezes maior que a massa de hidrogênio, portanto, 10g de hidrogênio. Logo, teremos 90g de água. 


TIPOS DE REAÇÕES QUÍMICA 

As reações químicas recebem nomes de acordo com as suas características. Esse processo se chama classificar as reações, ou seja, agrupá-las de acordo com suas semelhanças. Elas são classificadas em: síntese, análise, deslocamento e dupla-troca.

·        Reação de síntese: é também chamada de reação de composição ou de adição. Nela, ocorre quando dois reagentes formam um único produto. Pode ser escrita como: A + B AB.  



Exemplos: S+ O2 → SO2
                     2 SO2 + O2 → 2 SO3
                     SO3 + H2O → H2SO4



Obs.
Síntese total: ocorre quando os reagentes são substâncias simples
                                   N2 + 3 H2 2 NH3

Síntese parcial: quando pelo menos um dos reagentes é uma substância compota.
                                   CaO +H2O Ca(OH)2




·  Reação de análise: conhecida também como reação de decomposição, ocorre quando um reagente dá origem a produtos mais simples que ele.  Pode ser escrita como: AB A + B







Exemplos: H2CO3 → H2O + CO2
                      2 NaN3→ 3 N2+ 2 Na




Obs.
Algumas reações recebem nomes especiais:
      Eletrólise: as substâncias se decompõem pela passagem de corrente elétrica. 
             Fotólise: decomposição da substância química pela luz.
 Pirólise: decomposição pela ação do calor e do fogo.

·   Reação de simples troca: conhecida também como reações de deslocamento ou reações de substituição, ocorre quando uma substância substitui outra em um composto químico para produzir um novo composto e o elemento deslocado. Pode ser escrita como: AB + C AC + B.


Exemplos: Fe + H2SO4 → H2 + FeSO4

                 Zn + 2 HCl → ZnCl2+ H2 

Obs.
 Para que ocorra esse tipo de reação é necessário seguir a eletropositividade.




·        Reações de dupla-troca: ocorrem quando duas substâncias compostas resolvem fazer uma troca e formam-se duas novas substâncias compostas. Pode ser escrita como: AB + CD → AD + CB


Exemplos: H2SO4 + CaCO3 → CaSO4 + H2CO3

                   H2SO4 + Ba(OH)2→ 2 H2O+ BaSO4





 EXERCÍCIOS



1. (Esan-SP) Indique a seqüência que representa, respectivamente, reações de síntese, análise, simples troca e dupla troca são:


I. Zn + Pb(NO3)2 à Zn(NO3)2 + Pb

II. FeS + 2 HCl à FeCl2 + H2S

III. 2 NaNO3 à 2 NaNO2 + O2

IV. N2 + 3 H2 à 2 NH3


a) I, II, III e IV.
b) III, IV, I e II.
c) IV, III, I e II.
d) I, III, II e IV.
e) II, I, IV e III.



2. (Mackenzie-SP)  CaCO3 + H2SO4 → H2O + CO2 + CaSO4

A equação acima representa a transformação que ocorre quando o mármore das estátuas
reage com o ácido sulfúrico presente na chuva ácida. Dessa reação é correto afirmar que:

a) é de simples troca
b) produz somente substâncias sólidas
c) um dos produtos é o sulfato de cálcio
d) é de decomposição
e) é de adição


 3. (UFPA) Observe as reações I e II abaixo: 





Podemos afirmar que I e II são, respectivamente, reações de:

a) síntese e análise.
b) simples troca e síntese.
c) dupla troca e análise.
d) análise e síntese.
e) dupla troca e simples troca.


4. (UFMG) Em um experimento, soluções aquosas de nitrato de prata, AgNO3, e de cloreto de sódio,NaCl reagem entre si e formam cloreto de prata, AgCl, sólido branco insolúvel, e nitrato de sódio, NaNO3, sal solúvel em água. A massa desses reagentes e a de seus produtos estão apresentadas neste quadro:




Considere que a reação foi completa e que não há reagentes em excesso.Assim sendo, é CORRETO afirmar que X, ou seja, a massa de cloreto de prata produzida é:
a) 0,585 g.
b) 1,434 g.
c) 1,699 g.
d) 2,284 g.
e) 2,866 g.


 Realizado por Alexandra, Cleudiana, Natália R. , Nathalia V. e Vanessa P



Referências


CELEGHINI, Renata M. S. Princípios Teóricos. Disponível em: <http://www.cdcc.usp.br/quimica/fundamentos/tipos_reacoes.html>
Acessado dia 17.06.2011 às 15h03min.

PERUZZO, Francisco Miragaia. CANTO, Eduardo Leite. Química: na abordagem do cotidiano.  3. Ed. São Paulo: Moderna, 2003.

GOWDAK, Demétrio. MATINS, Eduardo. Química e Física com atualizações. São Paulo: FTD, 2006.


RENDELUCCI, Fábio. Reações químicas. Disponível em:
Acessado dia 23.06.11 às 11h49min.

ALVES, Líria. Tipos de reações químicas. Disponível em:
Acessado dia 23.06.11 às 11h53min.



Nenhum comentário:

Postar um comentário